terça-feira, dezembro 22, 2009

música da ibéria em dia de solstício

Hoje encontrei esta pérola visual e acústica, um refrescar de imagens e sons que guardo na minha memória, sem ter feito qualquer esforço para isso. Nasci a norte a meia dúzia de quilómetros da Galiza. Nasci numa cidade, mas o que mais ficou foram as raízes. Das referências que encontrei no Youtube, sei apenas que a 'canção' (oração, ritual, cântico, celebração?) se chama "Noite de Solsticio" e é gravada por Sangre Cavallum do álbum Veleno de Teixo. Fiquem com o canto, regalem o olho, soltem a memória e as emoções.

Não resisto a deixar um curto texto (poema) que escrevi há muitos anos e que penso ter a ver com tudo isto:


Só as caras do povo me impressionam.
Só nelas rugas e marcas são marcas e rugas. E a dor é dor.
Cara do povo, cara de gente.
Gosto de caras, a preto e branco. Preto no branco.




Hoje é dia de solstício (de inverno)

2 comentários:

msg disse...

Muito boa noite,CARO DOUTOR

"Cara de povo,cara de gente". Pois é,DOUTOR. E eu também não resisto a deixar-lhe aqui,não um poema,mas uma meia dúzia de toscas e velhas linhas que o seu texto me sugeriu.

POSTIÇO

Olhava para aquelas veigas,para aqueles campos de milho,para aqueles prados pontuados de vacas e de carneiros,para aquelas ramadas,para aquelas casas,para aquelas gentes. Apaziguavam,mas não extasiavam. E era assim,em êxtase,que deviam ser contemplados,como os tinham contemplado pintores,romancistas e poetas.
Os quadros lá estavam,mas um não sei quê de postiço os envolvia. Os rios corriam mansamente,os campos rescendiam,os pássaros orquestravam. Mas as gentes,oh as gentes,tinham-se urbanizado. De muito pouco valiam romarias,ranchos folclóricos,evocações.
Grande parte do passado fora-se irremediavelmente. A Miquelina divergia um quase nada do Conselheiro. As margens do Lima faziam lembrar as do Tejo. A estrada da Apúlia parecia a do Guincho.
Para o reaver,esse passado perdido,só recorrendo ao registo certo. Ou então,mais pobremente,simular,à maneira de Lisboa em Camisa.

Muito boa saúde,CARO DOUTOR,e muito obrigado pelo que vou sabendo do mundo musical,para mim,um mundo de outro mundo.

cvr disse...

Gostei muito do seu texto. Bem escrito e real. O postiço é pior que o contrafeito ...