segunda-feira, agosto 31, 2009

a ganância mata

A ganância mata, mesmo que demore a matar. Umas vezes de forma fulminante, outras progressivamente, outras de forma tão lenta que o ganancioso não se apercebe para onde caminha. O ganancioso é diferente do ambicioso. Este último, embora por vezes criticável, tem na maioria das vezes mérito e qualidades pessoais. O ganancioso é apenas um ganancioso. Merece ser engolido pela sua ganância. Será que o vídeo é crítica ou apenas diversão?

video

sexta-feira, agosto 21, 2009

para quem gosta de chagall

Um gravíssimo ataque viral impossibilitou-me de durante sete dias colocar novos posts neste meu blog. Felizmente quem sofreu este ataque não fui eu, mas o meu computador que se encontra permanentemente sujeito a ataques, uma vez que todos os dias são fabricados 35.000 novos virus ou maliciosos que se estão nas tintas para a bateria de antivirus que normalmente os esperam.
Não quero deixar de retomar já hoje a respiração normal deste blog que se faz de vida e não de silêncios. Mas hoje só aqui colocarei um vídeo de que gostei muito, de origem russa, uma animação sobre desenhos e sonhos de Marc Chagall.
Quis contudo deixar antes desse vídeo, um slideshow sobre a obra deste magnífico pintor, para que quem não conheça a sua pintura, possa entender melhor a animação.


quarta-feira, agosto 12, 2009

casta diva

Vi há dois dias um filme sobre a vida de Maria Callas. Sempre tive uma paixão por ela, pela sua voz, pelo seu temperamento, pelo vulcão das suas emoções. Sempre me entristeceu a forma como se subjugou ao amor sem sentido que a levou não à felicidade que alvejava e merecia, mas à sua destruição. Há puristas que dizem que a sua voz não era perfeita. É por isso que gosto de não ser purista e apreciar as coisas pelo que elas me fazem sentir e vibrar. Digam o que disserem, Callas foi única. Para mim, que gostava também da Joan Sutterland, da Renata Tebaldi, como gosto agora da Anna Netrebko, todas cantaram a Norma e todas foram (e esta última ainda é), divinas.
Mas hoje desencantei no YouTube esta preciosidade gravada há décadas pela RAI - que apesar da falta de meios da altura ainda hoje nos permite vibrar com esta voz e com a música de Vincenzo Bellini - e não quis deixar de a partilhar convosco.

terça-feira, agosto 11, 2009

uma dupla improvável

Este vídeo é um verdadeiro achado. Filmado há décadas, na televisão brasileira, com um cenário e orquestra condizentes com a época e com uma dupla que para mim era completamente improvável. Apenas ignorância e preconceito meu. Afinal maneiras de ser, preferências políticas, gostos musicais diferentes não impediram que a dupla se entendesse. Duas grandes vozes para dois públicos aparentemente diferentes. No fundo, a vitória da música.

video

segunda-feira, agosto 10, 2009

in memoriam de raul solnado

Raul Solnado morreu, mas eu não sou obrigado a acreditar. Eu sei que ouvi as notícias, vi as reportagens e o crematório. Mas também ouvi as pessoas - os amigos, os que disseram sê-lo, os admiradores, a gente humilde que lidou com ele, e reparei que nenhum deles acreditou que Raul Solnado tivesse morrido. Mudou apenas de residência. A memória da sua arte, a sua maneira de ser, a generosidade de que todos falaram, essa permanece e nem sequer mudou de residência. Devo-lhe o ter-me ajudado a passar muito tempo feliz, da gargalhada à lágrima sensível. Por tudo isso, obrigado Raul e até sempre. E tem a certeza de que farei por ser feliz, já que assim queres...

domingo, agosto 09, 2009

cantiga dos ais

Num Portugal de ais, de cada vez mais ais, justifica-se que junte aqui a Cantiga dos Ais de Armindo Mendes de Carvalho, na voz do talentoso Mário Viegas que tão cedo nos deixou.

video

sexta-feira, agosto 07, 2009

evolução das espécies, segundo os simpsons

Cercado por netos e amor há quase um mês, não me tem sobrado tempo para nada além deles, muito menos ir escrevendo no blog. Aproveito para postar alguns vídeos que se vêem com agrado, fazem pensar ou rir ou ambas as coisas e me roubam pouco tempo. Desculpem qualquer coisinha ...

video