Palavras para quê? Não chega a imagem?
domingo, dezembro 21, 2014
sexta-feira, dezembro 19, 2014
o que mais teremos que ouvir?
Os dois últimos anos têm sido difíceis de aguentar e cada vez é mais difícil ter esperança, quando já se tem idade de não acreditar no Pai Natal. De facto, necessitamos recuperar forças para suportarmos tudo que se vai passando e cada vez mais se vão passando coisas, que nunca esperámos ouvir ou ver. Que 2015 seja um ano de esperança.
condom - essencial wear
Uma curiosa maneira de o NHS chamar a atenção para a necessidade de usar preservativo. Caso não tenha decifrado, NHS são as letras iniciais do National Health Service britânico.
quinta-feira, dezembro 18, 2014
ambulância drone
Não precisa de comentários. Há que avaliar os resultados e estabelecer protocolos bem pensados.
segunda-feira, dezembro 15, 2014
mitsuko uchida
O magnífico concerto para piano e orquestra de Mozart em d. menor, K 466, aqui dirigido e interpretado por Mitsuko Uchida. Filha de diplomata colocado na Áustria, deu vários recitais em Berlim e Londres e é Doutorada em Música, pela Universidade de Oxford. Tem actualmente 62 anos. Mas hoje pouco importa isso. A razão porque coloquei este post, foi levá-la àqueles que ainda a não conheçam. Ouçam o Mozart que ela vos transmite e depois disso, ouçam outra interpretações, como o Concerto para piano e orquestra n. º 3 de Beethoven e então sim - investiguem o seu curricula e o que mais vos interessar, embora eu pense que o mais importante é mesmo ouvi-la.
domingo, dezembro 14, 2014
lisboa em 1948
"Lisboa de Hoje e de Amanhã é um documentário português realizado, escrito e narrado por António Lopes Ribeiro, produzido pela Câmara Municipal de Lisboa, no ano de 1948. Consiste numa série de pequenas filmagens de algumas zonas da cidade, com a explicação das mesmas por Lopes Ribeiro e, música de fundo.
Este documentário é uma análise da cidade de Lisboa, feita por António Lopes Ribeiro, de quatro perspectivas: habitação, circulação, trabalho e, espaços de lazer. São divididas por quatro partes, cada uma com 10 minutos de duração. Num Portugal indirectamente devastado pela Segunda Guerra Mundial, este filme apresenta aquilo que já pudera ser feito e, tudo o que estava planeado fazer para tornar Lisboa numa cidade pioneira ao nível dos quatro pilares referidos."
sábado, dezembro 13, 2014
recordando coimbra
Morreu Fernando Machado Soares (1930-2014), autor da Balada da Despedida que escreveu para o Curso Médico !952/58 e foi cantada pela primeira vez, no Teatro Avenida, na nossa Récita, pelo nosso colega de curso, Sutil Roque. Durante a nossa viagem de curso, coube-me a mim cantar a parte solo, ou porque tinha mais lata ou porque a voz dos outros ainda era pior que a minha. A Balada acompanhou-nos sempre - em Paris, em Berna, em Nápoles, em Veneza, naquela longas semanas de festejo europeu.
Mas Fernando Machado Soares foi também um dos protagonistas naquela que eu considero a minha melhor noite de Coimbra, em que a noite se estendeu pela cidade e um grupo de nós subiu da Baixa à alta horas e horas acompanhados por um inesperado despique entre Machado Soares e Zeca Afonso, Cantando um e logo depois o outro, num combate para a maioria surpreendente, mas onde se adivinhava um eventual acerto de contas, com saias pelo meio. Inesquecível noite, essa.
Hoje, já partidos os dois, recordei-me disso e passei longo tempo a ouvi-los, como ambos mereciam.
quinta-feira, dezembro 11, 2014
ordem unida
Desempenho levado a cabo por 72 estudantes (38 do sexo masculino e 34 do sexo feminino) de uma Universidade do Japão.
A Universidade também serve para isto - fazer bem, seja o que for de que nos encarreguemos.
terça-feira, dezembro 09, 2014
não desespere
Como a globalização é um facto, não posso deixar de vos deixar este vídeo que pode ser útil a alguns menos conhecedores dos apoios sociais a que pode ter direito. O riso continua a ser o melhor remédio.
domingo, dezembro 07, 2014
a chegada do cante
O cante alentejano ocupa desde agora o lugar que merecia - património imaterial da humanidade. Parabéns àqueles que lho atribuíram e parabéns a quem merece tal distinção.
Deixo aqui a sua chegada ao aeroporto de Lisboa, a convite da TAP.
sexta-feira, dezembro 05, 2014
a imortalidade vem aí
Esta comunicação TEDxParis de 6 de outubro de 2012, no Olympia de Paris, apesar de terem passado dois anos sobre ela, continua a ser um documento surpreendente, sobre um tema desejado por todos, mas no qual me custa a acreditar. Será que tudo se vai passar como Laurent Alexanre nos antecipa?.
Este Cirurgião urologista é igualmente diplomado em Ciência Política. Inquieto e hiperactivo, pioneiro da internet, maratonista, é co-fundador nos anos 90, de Doctissimo.fr. e autor do ensaio «A morte da morte». Não deixem de ver. Acreditem ou não no futuro próximo que ele nos apresenta.
quarta-feira, dezembro 03, 2014
dolorosa maravilha
Há muito tempo que ver e ouvir tocar piano, não me dava um prazer tão sofrido, como hoje. Eu escrevi - ver e ouvir. Se só ouvirmos, a música toca-nos e reconforta-nos. Mas, se a virmos, somos tomados pela emoção e por sentimentos desencontrados. Ver sair música magnífica dos dedos anquilosados de uma velha pedinte de rua, sem condições, só necessidades e que, mesmo assim, consegue transmitir-nos uma beleza tal, é doloroso e magnífico ao mesmo tempo. Quem, com aquela idade e aquelas deformadas mãos, toca daquela forma apurada e emotiva, só pode ter sido uma grande pianista. E, se assim foi, porque a vemos agora na rua, mendigando? Ou será que ela não é a pedinte, mas antes aquela que nos oferece generosamente um momento feliz nas nossas caóticas vidas?
segunda-feira, dezembro 01, 2014
uma voz para escutar
Não sei se o 25 de Abril foi realmente uma abstracção, como Maria José Morgado diz. Mas sei que ela deve ser ouvida com atenção. Não sei a data exacta desta entrevista, mas continua actual.
Subscrever:
Mensagens (Atom)