Um bocado manhoso, mas mesmo assim aqui o deixo. Precisamos de rir e de mudar.
sábado, fevereiro 28, 2015
sexta-feira, fevereiro 27, 2015
quinta-feira, fevereiro 26, 2015
uma lição de riccardo muti
Dá gosto ver a inteligência a funcionar, sobretudo quando quem a tem é um ser vertical que levanta a sua voz quando pensa ser preciso esclarecer. Veja-se também a atitude tomada contra Berlusconi, com toda a sala cantando Nessuno dorma.
segunda-feira, fevereiro 23, 2015
mорская песня
É bom ouvir suas vozes russas (Richard Gere. Pelagia e Elmira Kalimullina) cantarem em português a Canção do mar. Foi bom recordar Amália e Dulce Pontes. Canção do Mar" tem letra de Frederico de Brito e música de Ferrer Trindade, foi cantada por Amália Rodrigues em 1955, sob o título Solidão, no filme Os Amantes do Tejo. Dulce Pontes gravou uma versão da música no seu álbum Lágrimas, de 1993, tornando-se a mais conhecida versão, sendo incluída nas banda sonora do filme americano A Raiz do Medo (Primal Fear), a pedido de seu ator principal.
domingo, fevereiro 22, 2015
festival letão
Dá gosto ver que 15000 pessoas se juntam para cantar e dançar (suponho que na festa das colheitas), como se mostra neste vídeo. Lembre-se que a Letónia é mais conhecida, no campo cultural, pelos intérpretes e compositores de música erudita, como é o caso de Gidon Kremer e vários cantores de ópera, para além dos seus coros, premiados internacionalmente. As Latvju Dainas, canções populares, compiladas por Krišjānis Barons e Smits já no século XX, são também motivo de orgulho nacional (informação recolhida na Wikipédia).
sábado, fevereiro 21, 2015
cantilena para os pastorinhos
A obra que o compositor estónio Arvo Pärt dedicou aos pastorinhos de Fátima, "Drei Hirtenkinder aus Fátima", teve este sábado a sua estreia nacional na sé patriarcal de Lisboa, com execução do Coro Anonymus, dirigido por Rui Paulo Teixeira.
"Drei Hirtenkinder aus Fátima", estreou mundialmente a 27 de agosto de 2014, em Basileia, pelo agrupamento vocal "Vox Clamantis", sinaliza a identidade cristã «que apela a uma visão do mundo na perspetiva dos mais frágeis..
.Nesta «miniatura coral» para coro misto "a cappella" as crianças não falam «línguas rituais e eclesiásticas», mas um idioma vernáculo, o alemão, como «uma língua "materna".
«Encontramos alguns traços do idioma musical de Arvo Pärt: as estruturas de continuidade a partir de pedais ou de "istinati" (qual "axis mundi"); as permutações num campo harmónico estável (com a transparência própria da linguagem mística); a simplicidade flutuante da cantilena (como um gesto vocal que se enraíza nos sulcos de uma tradição). No final, a obra extingue-se, sem aparato ou convenções que forcem o aplauso», explica Alfredo Teixeira.
sexta-feira, fevereiro 20, 2015
quarta-feira, fevereiro 18, 2015
segunda-feira, fevereiro 16, 2015
a 'seriedade' dos que se julgam donos...
Vejam o verdadeiro lado da moeda... Alguma vez eles no deram alguma coisa? Já pagaram as dívidas das guerras, completamente?
domingo, fevereiro 15, 2015
Os canais de TV devem ficar atentos
Parece impossível que uma criança como esta, possa apresentar um espectáculo da sua Escola de música, com tal grau de respeito por marcações e entradas. E não se trata apenas de overdose de treino ou treino escravo...
sexta-feira, fevereiro 13, 2015
quarta-feira, fevereiro 11, 2015
quando o impensável se realiza
Na Suíça, o prédio de uma fábrica em Zurique, que vinha sendo ameaçado de demolição desde 2010 para dar espaço a linhas ferroviárias, foi deslocado 60 metros para o lado com a ajuda de pistas de rolamento.
A façanha da engenharia suíça para evitar a demolição do prédio de 6.200 toneladas durou dois dias e custou US$ 12,7 milhões. Antes disso, os engenheiros levaram um ano para soltar toda a estrutura do prédio da fundação.
News)
terça-feira, fevereiro 10, 2015
um momendo que faz pensar
Chamo particular atenção para este vídeo que vos deixo. Não é só a beleza intemporal da música, nem a qualidade da voz ou a manifesta dignidade de quem canta, mas o facto, o local, o tempo, o comportamento de quem passa e de quem escuta, tão pouco os gestos dos que mesmo passando deixam o seu contributo no ''chapeau'' de quem o estendeu, mas, sobretudo, a imagem do chapéu e do que ele significa e nos faz pensar e as imagens duradouras e inesquecíveis daquela criança atenta, maravilhada, agarrada pela música, pela voz, pelo inesperado, sabemos lá o quê...
segunda-feira, fevereiro 09, 2015
a magia em concentrado
Se já viram, vejam outra vez- É rápido e deixa-nos incrédulos. Aproxima-se muito do que entendemos por magia...
quarta-feira, fevereiro 04, 2015
parece verdadeiro
Tenho dúvidas sobre publicar ou não este magnífico vídeo. Não sendo novo para mim, duvido que o não tenha publicado quando vi pela primeira vez. Tendo dificuldade em esclarecer esta dúvida, opte por correr o risco de o repetir. Tenho a certeza de que ninguém se arrependerá de o tornar a ver ...
Subscrever:
Mensagens (Atom)