terça-feira, julho 15, 2008

a mulher na arte


A minha pouca sabedoria em lidar com estes problemas ou apenas uma real impossibilidade técnica, não me permitem colocar neste blog este extraordinário vídeo que vos quero mostrar.
Por me parecer que vos agradará e que a sua qualidade merece o esforço de terem que o abrir, aqui deixo o seu endereço: http://www.artgallery.lu/digitalart/women_in_art.html

Traduzi a informação recolhida no próprio vídeo, para aqueles que não conheçam a língua francesa. Lá se diz que - O vídeo "As mulheres na Arte", realizado pelo enigmático criador Eggman913, no Estado de Missouri, USA, é um hino impressionante consagrado à história da arte através da imagem da mulher.

Como fundo musical, a Sarabanda da Suite
n° 1 para Violoncelo, de Bach, interpretada por Yo-Yo Ma.

Este vídeo criou uma verdadeira euforia na web, no site YouTube, tendo sido visionado por mais de 5,3 milhões de visitantes e mereceu mais de 10.000 comentários, apenas em 2 meses.

Trata-se de uma verdadeira obra prima da arte digital, quer sob o ponto de vista tecnológico quer da criatividade artística.

As obras de arte utilizadas para a criação de "Women in Art" foram seleccionadas por Boni (http://www.maysstuff.com/womenid.htm).

sábado, julho 05, 2008

relembrar nemésio


A cultura, a espontaneidade, a rapidez de raciocínio, os desvios pelos inumeráveis circuitos por onde o pensamento flui, o estar no ecrã como se estivesse sentado numa das poltronas de nossa casa, fizeram dele a memória padrão da televisão portuguesa.
Todos ficámos em dívida com ele, por aquilo que nos ensinou, os caminhos que nos abriu, o estímulo que em todos deixou para tudo aquilo de que o conhecimento se faz.
Penso que só não aprenderam com ele os "senhores" da televisão, que apenas entendem o seu serviço como espectáculo e notícia seja ela qual for e não entendem que acima de tudo a autenticidade pessoal, a verdade e a cultura é que deixam marcas e não passam ao esquecimento imediato.
Para ficar na nossa memória, Nemésio não precisou de aparecer como um periquito engravatado, envolto em cenários de design especial, nem tão pouco virtuais como agora alguns são. A ele, bastava-lhe a câmara que o trazia até nós.
O que me levou a publicar este post sobre Vitorino Nemésio, foi a leitura recente de mais um magnífico texto de José Manuel dos Santos na sua coluna Impressão Digital.
E agora que justifiquei estas minhas pobres palavras, dou-me conta que o melhor que podia fazer (e vou fazer) era transcrever aqui o texto a que agora me referi. Penso que o autor não se importará, já que os leitores, por certo, aplaudirão esta minha decisão. Aqui vai ele, tal como vinha na Actual, do Expresso -

quarta-feira, julho 02, 2008

a voz humana - o mais belo dos instrumentos?

Ouçam Cecilia Bartoli na área «Una voce poco fa», da ópera «O Barbeiro de Sevilha», de Rossini e respondam à pergunta do título, se forem capazes.



E, se ficaram com dúvidas, ouçam no vídeo seguinte as vozes de Cecilia Bartoli e Maria Callas cantando a mesma área ao mesmo tempo.



Se continuarem as dúvidas, consultem o otorrino ou comprem uma prótese auditiva.