domingo, junho 28, 2009

viva a música

Após o post anterior em que recordei Michael Jackson no dia da sua morte, achei conveniente voltar a falar de música. Outra música e outro olhar. Poderei mesmo dizer um «certo olhar», já que esta música se engloba na chamada séria ou clássica. Classificações ... Música é música e há boa e má. Não vejo necessidade de a classificar de outro modo. Seguramente muitos do que venham a ler o que escrevi me irão chamar nomes, dos quais inculto será o menos grave. E se isso fizerem, isso ainda será menos do que chamam ao violinista e chefe de orquestra André Rieu, que chamem-lhe o que lhe chamarem, nunca deixará por isso de ser um dos melhores divulgadores da «boa» música. Em meu entender é um grande violinista que percebeu a tempo que fazer a escolha que fez, era a sensata. Investir menos na sua carreira de intérprete e mais na de grande divulgador.
Coloco deliberadamente dois vídeos, pois no primeiro em Itália, poderão ver gente de todas as classes sociais participar activamente no concerto e reparar que muitos deles conhecem bem o libretto e os textos operáticos. No segundo, um público talvez menos participativo, mas igualmente amante da música e conhecedor. O segundo vídeo foi filmado em Viena e vejam a beleza do enquadramento.
Ouçam, apreciem e não neguem que gostariam de ter estado em qualquer um destes concertos.
Há que investir na cultura.


<

1 comentário:

msg disse...

Muito boa tarde,DOUTOR

Mais val tarde do que nunca,por isso,ainda que tardiamente,aqui estou eu a agradecer as suas duas prendas. Devo confessar-lhe que ,de música,como de um ror de coisas mais,não percebo nadinha,sou,o que se costuma dizer,um nabo. É assim,não tenho culpa.
A música,ainda que não se perceba nada de notas,de acordes,desde que agradável seja,tem,pelo menos,o condão de nos permitir evadir das tristezas da vida. De resto,não é em vão que se diz que quem canta seu mal espanta,mal que pode ter muitas causas,coisa que o DOUTOR sabe muitíssimo melhor do que eu.
Enfim Doutor,mais uma vez muito obrigado,pela música,e pelo enquadramento.
Muito boa saúde,DOUTOR.