sábado, outubro 17, 2009

a conquista dos paraísos

Evangelos Odyssey Papathanassiou, mais conhecido como Vangelis, musicou prodigiosamente o significado profundo que representou para a Humanidade a descoberta de outros mundos, pelos navegadores de Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda que juntos tomaram conta do mundo então desconhecido - África, Ásia e América.

Em 12 de Outubro de 1492, Cristóvão Colombo chegou a uma pequena ilha do Caribe pensando que tinha chegado à Índia. Era a América. Em 20 de Maio de 1498, seria Vasco da Gama a chegar a Calecute, por uma rota muito diferente - pelo Atlântico e o Índico.

VANGELIS no seu álbum "A conquista do Paraiso" 1492, faz referência a esta descoberta casual da América. Tendo em conta a data de hoje e a qualidade da música, aqui vos deixo este magnífico vídeo, no meu regresso a Portugal.


2 comentários:

msg disse...

DOUTOR Carlos Vieira Reis

Muito boa tarde. Que tenha tido um muito bom regresso e um muito proveitoso Congesso,são os meus votos.
Obrigado pelo excelente vídeo,mas mais pela imagem,que o meu ouvido é ultraduro,sem emenda possível. O Professor de Canto Coral,no liceu de Santarém,ainda numa parte do Seminário,bem se esforçou,mas acabou por desistir. Não passei do 10,com muito favor.
Quanto ao Dom Vasco,o do Caminho para a Índia,por águas,a sorte que ele teve,por se ter encontrado na ilha de Angediva,frente a Calecute,
com um judeu português,o futuro Gaspar da Gama,que o orientou lá pelas ruas e becos,que o muçulmano andava por lá também,e certamente nada satisfeito,escusado será dizer porquê.
Claro que o Doutor sabe isto melhor do que eu,foi só para escrever alguma coisa. Do que o DOUTOR se livrou,se eu,em vez,de escrevinhar uns continhos,fizesse romances como o DOUTOR. Já me tinha mandado passear.

Mais uma vez os meus muitos
agradecimentos pelo vídeo,e as minhas muitas desculpas pelo arrasoado.

Ah,o dia 17,o da erradicação da fome. Os números da Oxfam,da ONU,são de estarrecer. Mais de mil milhões,uma ninharia. Olhe,DOUTOR,pode ser que um dia seja só um,mas porque vivia lá num buraco muito fundo,onde se não dava com ele. Pode ser. Uma utopia. A ESPERANÇA.

cvr disse...

Meu caro amigo,
Mais uma vez obrigado pelo seu comentário, pelos ensinamentos, pela amizade.CVR