quarta-feira, janeiro 14, 2009

o vinho e o mosto - um exercício de intertextualidade 8


Bem sei: a penumbra da chuva é elegante.
Bem sei: o sol oprime, por ser tão ordinário, um elegante.
Bem sei: ser susceptível às mudanças de luz não é elegante.
Mas quem disse ao sol, aos outros, que eu quero ser elegante?
Dêem-me o céu azul e o sol visível.
Névoa, chuvas, escuros -- isso tenho eu em mim.

Fernando Pessoa


Névoas, chuvas, escuros, isso tudo tenho em mim.
E sol e trovoadas e aguaceiros e humidade agressiva
e chuva miudinha, de modorra, cansativa e chateante .
Um catavento e um arco-iris, tormentas e primaveras
tudo isso eu tenho em mim. E, o tempo? Que tem comigo?
Que transforma meu olhar em sol, minha boca em nascente,
minha palavra em leite?
Eu, ou tu -- outros?
E, quem faz de meus olhos víboras, de minha boca máscara,
de minhas palavras espadas --gumes?
Eu, ou tu -- outros?
Até a penumbra é linda, elegante, suportável.
Mas nada como a claridade que de nós se desprende,
quando se desprende...

CVR

Sem comentários: