quarta-feira, agosto 12, 2009

casta diva

Vi há dois dias um filme sobre a vida de Maria Callas. Sempre tive uma paixão por ela, pela sua voz, pelo seu temperamento, pelo vulcão das suas emoções. Sempre me entristeceu a forma como se subjugou ao amor sem sentido que a levou não à felicidade que alvejava e merecia, mas à sua destruição. Há puristas que dizem que a sua voz não era perfeita. É por isso que gosto de não ser purista e apreciar as coisas pelo que elas me fazem sentir e vibrar. Digam o que disserem, Callas foi única. Para mim, que gostava também da Joan Sutterland, da Renata Tebaldi, como gosto agora da Anna Netrebko, todas cantaram a Norma e todas foram (e esta última ainda é), divinas.
Mas hoje desencantei no YouTube esta preciosidade gravada há décadas pela RAI - que apesar da falta de meios da altura ainda hoje nos permite vibrar com esta voz e com a música de Vincenzo Bellini - e não quis deixar de a partilhar convosco.

1 comentário:

msg disse...

Muito boa tarde,DOUTOR

Fui lê-lo,no princípio,por onde devia ter começado,e fiquei rendido. O DOUTOR escreve com o coração.
Mais uma vez,apresento as minhas muitas desculpas pelo meu atrevimento,e pela minha desatenção,que o DOUTOR não merecia. E muito obrigado pelo seu bondoso acolhimento,que não esquecerei.
Muito boa saúde,DOUTOR.