domingo, julho 17, 2011

já nada me espanta



Já nada me espanta é o título que Tiken Jah Fakoly deu a mais esta canção, das muitas que se encontram nos vários álbuns já editados e que têm despertado grande interesse por parte dos seus fãs e muitos ódios por parte daqueles que ele critica, pelos seus abusos de poder, os seus regimes ditatoriais, a discriminação, a exploração do homem pelo homem, especialmente nos países da África ocidental subsahariana.
Estes ódios são tais que fazem com que Doumbia Moussa Fakoly, verdadeiro nome do cantor e músico de reggae Tiken Jah Fakoly, nascido na Costa do Marfim se encontre a viver em Bamako, no Mali, após ter sofrido várias tentativas de assassinato e perseguições várias.
No Senegal, foi declarado persona non grata e proibido de regressar aquele pais, em virtude das acusações políticas que faz durante os seus espectáculos.
Já actuou em Portugal, onde foi bem recebido e aplaudido.
Tem músicas talvez mais interessantes do que esta que aqui vos deixo, mas esta tem a vantagem de estar traduzida e poder chegar a mais gente. Música e texto linear mas eficaz, dizendo o que quer dizer e precisa ser dito e duma forma que quem escuta, além de ouvir, não deixe de reflectir e interrogar-se.

Sem comentários: