domingo, fevereiro 19, 2012

quarenta e três minutos que valem a pena

Dada a duração do vídeo, evitaria à partida a sua publicação. Contudo, tratando-se de uma produção da TVE, com a participação de dois personagens principais de reconhecido mérito e reconhecimento internacional, como Eduardo Galeano (jornalista e escritor uruguaio) e Jean Ziegler (professor de sociologia nas Universidades de Geneve e Paris-Sorbonne) e ainda as curtas participações de Baltasar Garzón e Ernesto Sábato, este último falecido pouco depois de ter sido filmado este vídeo e Garzón, o grande defensor da lei, ter sido condenado há pouco mais de uma semana pela Audiência Nacional de Espanha, onde é Juíz, por ter autorizado escutas telefónicas, quando toda a gente sabe que o problema está em querer investigar os crimes da Guerra Civil espanhola e as vítimas do franquismo.
Na Ordem Criminal do Mundo serão analisadas organizações como o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, o poder económico de alguns (500 empresas detém mais de 50% do PIB Mundial) e a miséria quase absoluta de meio mundo.
Quando este vídeo foi realizado ainda os problemas da Grécia, Portugal, Espanha e Itália, não tinham a dimensão que agora têm.
Para ver com atenção.


Sem comentários: