Sem comentários, aqui fica o texto testemunho de Filipe La Féria sobre o destino.
Muita gente me acusa de ser o culpado do estado de desgraça do nosso país
por ter reprovado Pedro Passos Coelho numa audição em que eu procurava um
cantor para fazer parte do elenco de My Fair Lady. Até o espertíssimo gato
fedorento Ricardo Araújo Pereira já afirmou que eu devia ser chicoteado em
público todos os dias até Passos Coelho desistir de ser primeiro-ministro,
como insistentemente o aconselha o Dr. Soares.
Na verdade, confesso que em 2002, quando preparava os ensaios para levar à
cena My Fair Lady fiz uma série de audições a cantores para procurar o
intérprete do galã apaixonado por Elisa Doolittle, a pobre vendedora de
flores do Covent Garden, personagem saída da cabeça brincalhona e
maniqueísta de Bernard Shaw, genial dramaturgo que no seu tempo se fartou de
gozar com políticos. Entre muitos concorrentes à audição, apareceu Pedro
Passos Coelho de jeans, voz colocada, educadíssimo e bem-falante. Era aluno
de Cristina de Castro, uma excelente cantora dos tempos de glória do São
Carlos que tinha sido escolhida por Maria Callas para contracenar com a diva
na Traviata quando da sua passagem histórica por Lisboa. As recomendações
portanto não podiam ser melhores e a prova foi convincente. Porém, Passos
Coelho era barítono e a partitura exigia um tenor. Foi por essa pequena
idiossincrasia vocal que Passos Coelho não foi aceite, o que veio a ditar o
futuro do jovem aspirante a cantor que, em breve, ascenderia a actor
protagonista do perverso musical da política. Se não fosse a sua tessitura
de voz de barítono, hoje estaria no palco do Politeama na Grande Revista à
Portuguesa a dar à perna com o João Baião, a Marina Mota, a Maria Vieira, e
talvez fosse muitíssimo mais feliz. Diria mal da forma como o Estado trata a
cultura em Portugal, revoltar-se-ia com os impostos que o teatro é obrigado
a pagar, saberia que um bilhete que é vendido ao público a dez euros, sete
vão para o Estado, teria um ataque de nervos contra os lobbies da Secretaria
de Estado da Cultura, há quarenta anos sempre os mesmos... não saberia
sequer o nome do obscuro e discretíssimo secretário da Cultura oficial, não
perceberia porque em Portugal não há uma Lei do Mecenato que permita aos
produtores de espectáculos cativar os mecenas, tal é a volúpia cega dos
impostos, saberia que cada vez mais há artistas no desemprego em condições
miserabilistas e degradantes, que fazer teatro, cinema ou arte em Portugal
se tornou um acto de loucura e de militância esquizofrénica. Mas a cantar no
palco do Politeama estaria bem longe da bomba-relógio do Dr. Paulo Portas,
cada vez mais fulgurante como pop-star, da troika, agora terrível e
pós-seguramente medonha, das reuniões de quinta-feira com o Senhor
Professor, do Gaspar que se pisgou para o Banco de Portugal, dos enredos do
partido bem mais enfadonhas do que as animadas tricas dos bastidores do
teatro, das reuniões intermináveis com os alucinados ministros, das
manifestações dos professores, dos polícias, dos funcionários públicos, dos
pescadores, dos estivadores, dos reformados, dos trabalhadores de tudo o que
mexe e não mexe em cima deste desgraçado país, ah!, e das sentenças do
Palácio Ratton que agora são chamadas para tudo, só para tramarem a cabeça
intervencionada do pobre Pedrinho... não bastava já as constantes birrinhas
do Tó Zé Seguro, as conversas da tanga do Dr. Durão Barroso, o charme cínico
e discreto de Madame Christine Lagarde, as leoninas exigências da mandona da
Europa para Bruxelas assinar a porcaria do cheque. Valha-me o Papa Francisco
que tudo isto é de mais para um barítono!
Assumo o meu mais profundo remorso. Devia ter proporcionado ao rapaz um
futuro mais insignificante mas mais feliz. Mas, tal como Elisa Doolittle,
que depois de ser uma grande dama prefere voltar a vender flores no mercado
de Covent Garden, talvez o nosso herói renegue todas as vaidades e
vicissitudes da política e suba ao palco do Politeama para interpretar a
versão pobrezinha mas bem portuguesa de Os Miseráveis!
PS. O artigo foi escrito em português antigo. No Teatro Politeama nem as
bailarinas russas aderiram ao Acordo Ortográfico.
* Encenador e dramaturgo. Diplomou-se em Londres com uma bolsa da Fundação
Gulbenkian, foi diretor da Casa da Comédia. Com "What happened to Madalena
Iglésias" iniciou e revitalizou o teatro ligeiro
FILIPE LA FÉRIA*
publicado a 2013-12-29 às 01:00
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