quarta-feira, fevereiro 06, 2008

gravuras de dali na fundação eugénio de almeida


Aproveitei a estadia em Évora para visitar a exposição de gravuras de Salvador Dali que está patente na Fundação Eugénio de Almeida.

Estas gravuras foram feitas em 1951, especialmente para ilustrarem a edição da Divina Comédia, comemorativa dos 700 anos do nascimento de Dante Alighieri, a pedido do Governo de Itália.

Conheço bem a obra de Dali e visito-a com alguma frequência no seu Teatro-Museu em Figueres, perto de Barcelona. Ainda há cerca de um ano visitei outra exposição de gravuras na Casa do Brasil, em Santarém. Tenho a sorte de poder olhar e manusear «Os 10 mandamentos» e «Os sete dias da Criação», duas colecções de medalhas em boa hora editadas pela ourivesaria Soller Cabot de Barcelona, vão lá mais de 25 anos.

Pode não se gostar de Dali Homem, mas não se pode ignorar o artista, um pouco de génio, um pouco de louco, muito de provocador, que trabalhou incansavelmente e nos deixou um legado enorme da sua arte única e pessoal.

A exposição apresenta 100 gravuras, de estilo e beleza desigual. Destaco Centauro, o tentador de donzelas e Cérbero, o guardião do reino dos mortos.

Muita gente a visitar a exposição, de todas as idades.

Sem comentários: