quinta-feira, agosto 26, 2010

inteligência animal

Qualquer lisboeta gostará de ver os dois vídeos que vos deixo, porque são corvos os animais escolhidos para demonstrarem a inteligência animal, fazendo-o de tal maneira que raciocínio e inteligência se afirmam como coisas naturais.
No primeiro vídeo o corvo descobre a maneira mais fácil de quebrar a noz, depois de uma tentativa que se mostrou falhada, embora o raciocínio tivesse sido correcto. Reparem que o corvo espera o sinal ficar vermelho para os carros e só então desce em segurança para pegar os pedaços da noz no asfalto; ao contrário de muitos humanos que se esquecem desse pequeno detalhe de respeitar o semáforo.
No segundo vídeo o raciocínio é ainda mais elaborado nas suas soluções. Só vendo. Não deixem de o fazer, pois é bom ser surpreendido.



1 comentário:

msg disse...

Muito boa tarde,CARO DOUTOR

Não sou lisboeta,mas gostei de ver os vídeos,pelo menos,por três razões.
1.Pelo que eles evocam.
2.Pelas habilidades de que dão mostra.
3.Por um caso que com eles tive,de que ia sendo vítima inocente,e que adiante,com a sua permissão,vai.

OS MAUS DA FITA

Olha o diabo dos corvos. Para o que lhes havia de dar. Viram-no ali sozinho e vá de nele se vingarem,atirando-se,vertiginosamente,em voo picado. É certo que não morria de amores por eles,sabe-se lá porquê,mas tinham errado o alvo. Não fora ele que dependurara os seus muitos irmãos,sem cabeça,ali expostos nos ramos das azinheiras. As cabeças serviam como prova,para um prémio. Diziam que davam conta das crias,de coelhos,de perdizes e demais familia. Esta disposição não seria só ali. Era capaz de estar muito generalizada. Uns bons anos passados,tivera ocasião de o testemunhar,em terra longínqua. Mostravam lá,com grande pormenor,os estragos que eles causavam. Eram os maus da fita.

E pronto,CARO DOUTOR,muito obrigado
pelos vídeos,e muito boa saúde.
PS.A sorte do moço de viver num país,em que pôde gastar anos num tema de Ciência Fundamental.