quarta-feira, maio 15, 2013

a morte do espírito e o fim do além


 
 
Mais uma vez transcrevo um magnífico e esclarecido texto do filósofo José Gil, publicado na Visão desta semana e que intitulou «A morte do espírito». Também, mais uma vez, não teço comentários por me parecerem desnecessários dada a qualidade do texto e do pensador. 
 
A morte do espírito
 
«Agora sim, temos a certeza. É a destruição total do País que resultará do programa apresentado pelo primeiro­-ministro. Não só do País material, mas do Portugal imaterial, da tradição cultural e do futuro espiritual que sairia do nosso cérebro e das nossas mãos.  

A «Reforma do Estado» anunciada é a derradeira e decisiva machadada no que ainda nos restava (irracionalmente) de esperança. «Abandonai toda a esperança, vós que entrais»: não será no Inferno que entraremos - porque do nosso país estamos a ser expulsos -, mas todo o ânimo nos abandonará. O discurso de Passos Coelho marca o fim da esperança e da confiança dos portugueses.

Esgotaram-se os argumentos a favor e contra a política de austeridade. Paradoxalmente, deles ressaltam a incompetência, a ausência de visão do Governo, o automatismo tecnicista da política financeira, a incultura dos governantes, a sua falta de coragem em combater as desigualdades e a corrupção, em reformar sem medo e com imaginação e inteligência, sem falar na injustiça mesquinha dos cortes e dos impostos, e na governação errática, incoerente e submissa. Não se estabeleceram prioridades, tratou-se mal a educação e a economia, não percebendo que eram elas os fatores primeiros de qualificação e produção de riqueza. Liquida-se agora a nossa escola, preparando para futuro os mais desqualificados licenciados e trabalhadores da Europa. Fazendo hoje fugir ou despedir os melhores. A isto se pode chamar uma política do não-espírito.  

Sabemos que a austeridade teve já resultados catastróficos na vida material (e na saúde e na morte) dos portugueses. Sabemos menos como ela afeta a prática da democracia. Muito pouco conhecemos dos seus efeitos na vida psíquica e espiritual e no nosso ânimo vital. A verdade é que se criou uma atmosfera com a ditadura das finanças que contamina e envenena a vida. Como no reino do Rei Ubu, «mestre das Phynanças».

O discurso incessantemente matraqueado sobre as «metas orça mentais», as percentagens das taxas de desemprego, de pauperização, da fome, os mil gráficos sobre toda a espécie de fenómenos sociais, fazem tudo passar pelos números. Estes rebatem-se sobre as coisas, sobre os pensamentos, os afetos, as relações entre os seres, sobre o prazer e a dor, sobre as ambições e os sonhos. Rebatem-se e absorvem-nos. O prazer deixa de existir em si, é condicionado e avaliado pelo seu custo, tornando-se mesmo o prazer do preço.

Não só se contêm os gestos, se reduzem os possíveis de uma vida, se encolhe a existência, se abafa ainda mais, mas é a própria textura dos sonhos que adoece, se limita e petrifica. Deixou-se de sonhar. É um assassínio do espírito.  

Quando se diz, protestando, «os homens não são números!», é isso que se quer significar. Porque essa política pressupõe uma não-metafísica rasteira da vida social que a funda, um positivismo grosseiro que vê numa coisa e num ser apenas a sua materialidade física, com contornos estritamente definidos em função das Phynanças: um professor são 40 horas de trabalho escolar que equivalem a uma percentagem de poupança orçamental, são 40 horas, são 40 horas - e 204 milhões de euros

para o Estado, em 2014. E o que é um pensionista? É um pensionista, um pensionista, um pensionista - e 1468 milhões a mais para o orçamento, em 2015. E o que é um filho? É quanto ele me custa, no que pago ao Estado em dinheiro, isto é, em vida.

Como diria Fernando Pessoa, as coisas ficaram sem um «além».

E o que é o pensamento? E a educação? E a cultura dos afetos na aprendizagem da matemática (como o via Mélanie Klein)? E de quantos números é feito o amor? Infinitos? Não, impossível: decididamente, para este Governo, uma rosa não é uma rosa, não é uma rosa, não é uma rosa». 

Sem comentários: