quinta-feira, setembro 25, 2008

talentos médicos

Os médicos sempre tiveram alguma aptidão para as artes e para as letras, de tal modo que alguns acabaram por abandonar a medicina e dedicar-se à sua nova (ou primeira) paixão da escrita, da música, da pintura ou da escultura.
O que me levou a falar disto, foi ter-me lembrado de um colega amigo (Wolfgang Ellenberger) com quem mantenho contacto frequente e que além de médico é pianista profissional, professor de piano (criador de um novo método de ensino) e que já deu concertos nas melhores salas da Europa. Além disso dirige uma orquestra de Talentos Médicos (não tendo eu a certeza se o talento é grande...). Dele, eu sei que é um magnífico pianista e que tem vários discos gravados, a solo, acompanhando cantoras, ou como solista de concertos para piano e orquestra.
Mas a razão primeira para eu falar disso e dele, foi ter encontrado hoje no You Tube um vídeo que ele ali colocou, para mostrar os 16 cartoons feitos por Wilhelm Busch (o desempenho do pianista e do seu ouvinte, caracterizando andamentos e movimentos, no concerto de Novo Ano de 1865), com música de Chopin, Beethoven e Liszt.
Wolfgang Ellenberger planeou, dirigiu, executou, com a colaboração do actor Emilio de Marchi.

Sem comentários: