quarta-feira, setembro 24, 2008

esperando a vitória da ciência

Só hoje, algum tempo depois de ter ouvido a notícia da primeira avaria no LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas existente no mundo, que se estende por 27 quilómetros e existe com a colaboração de milhares de cientistas e o patrocínio do CERN, é que li a interessante crónica de Luís Fernando Veríssimo que não resisto a repassar, para que a possais ler.
É um investimento científico ímpar que permitirá chegar ao grau de conhecimento máximo na Física de Partículas e que talvez venha a permitir explicar os momentos antes do Big Bang, esclarecendo a existência da primeira partícula ou partícula divina.
Como em tudo, há sempre os Velhos do Restelo que, mesmo em questões científicas, levantam problemas e dúvidas que a maioria da comunidade científica não valoriza.
Ora, a crónica de Veríssimo é exactamente sobre isso. Mais actual não pode haver. Mais oportuna não podia ser, exactamente no dia em que algo não correu bem no sector do arrefecimento, a cargo de portugueses e com algum material de fabrico português (felizmente, parece não haver qualquer responsabilidade portuguesa, já que a causa terá sido eléctrica).

Espero que, mais uma vez, os Velhos do Restelo não tenham razão.

Sem comentários: