quinta-feira, janeiro 14, 2010

a liberdade e a guerra

Depois de ter tratado por duas vezes de progresso tecnológico, das vantagens e alterações que o acompanham, tenho gosto em deixar aqui, hoje, esta fotografia tirada há 91 anos e que com técnicas rudimentares, quer a nível da execução, do suporte e da conservação chegou até hoje em razoável estado de conservação, que permite, em grande ampliação, ver em pormenor a maioria dos 18.000 'officers and men' ali registados.
Trata-se de uma fotografia da responsabilidade dos estúdios fotográficos Mole e Thomas, existente em 1918 no número 915 de Medinah Boulevard, em Chicago, Illinois, que tinha o copyright.
Segundo depreendo dos dados que a própria fotografia comporta, foi realizada sob o comando do Coronel W. Newman e a direcção do Coronel Rush S. Wells, em Camp Dodge, no Iowa.
Como é bem visível, esta Human Statue of Liberty, foi composta ao pormenor por 18.000 militares que iriam combater na 1.ª Guerra Mundial.
É impressionante a ideia, a capacidade de englobar tanta gente na mesma fotografia e a máquina ter permitido abranger tal extensão, sendo visíveis não só a estátua humana, mas os aquartelamentos no limite superior.
Uma verdadeira pérola da história da fotografia.

Sem comentários: