quinta-feira, março 13, 2008

o regresso a quinhentos



Numa das últimas "Única" do Expresso (23 de Fevereiro de 2008), vinha um interessante artigo, de onde obtive a fotografia que ilustra este post, sobre a primeira utilização de uma vela gigante num moderno cargueiro, com a finalidade de poupar combustível e, à boleia desta, com propósitos ecologistas. É claro como água que a razão é fundamentalmente económica e que se não se vier a provar que o sistema resulta de forma satisfatória, logo se esquecerá a fundamentação ecologista.
Segundo o artigo escrito por Nelson Marques, o cargueiro «MS Beluga Skysails» foi o primeiro a utilizar um sistema de propulsão híbrido que em condições atmosféricas óptimas poderá ajudar a poupar 50% do combustível. A viagem inicial e experimental teve início no porto alemão de Bremerhaven no dia 22 de Janeiro e terminou no porto de Guanta, Venezuela, na semana de 11 de Fevereiro.
Quem olha para a fotografia não imagina que a vela, confeccionada com um tecido ultraleve e equipada com sensores que medem a direcção e a velocidade do vento, tem 160 m2 de superfície e se situa a uma altura entre os 100 e os 300 metros. As experiências vão continuar, agora em cargueiros de maior tonelagem e avaliada a poupança nesta viagem pioneira.
Se a economia falar mais alto, poderemos ter a certeza que o ambiente será poupado à contaminação actual pelos dióxidos de carbono e de enxofre, provocada pela navegação comercial, que actualmente representam 4% de todas as emissões.
É curiosa esta tentativa de regresso às velhas técnicas de navegação. Este retrocesso aparente é consequência directa da forma como a humanidade se tem marimbado no ambiente, apesar dos avisos cada vez mais frequentes e cada vez mais intensos que vamos recebendo.
Não sei porquê, mas esta notícia trouxe-me à lembrança aquilo que Einstein disse na década da energia nuclear - «não sei com que armas se fará a 3.ª guerra mundial, mas sei que a 4.º será feita com paus e pedras».

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