sábado, março 29, 2008

dinossáurios

Inaugurada em 13 de Março passado e mantendo-se aberta até ao dia 29 de Junho, encontra-se aberta ao público a exposição sobre modelos mecânicos de dinossáurios pertencentes ao Natural History Museum de Londres, em colaboração com o Museu Nacional de História Natural, de Lisboa.
A exposição está montada no Centro de Exposições Freeport, em Alcochete. Não são muitos os modelos expostos, mas pode dizer-se que são de grande qualidade, no que respeita a escala, movimentação, tempos, sons. Impressiona particularmente o Tyranossáurio rex, traduzido por lagarto tirano, com o seu porte majestoso e transmitindo a ideia do seu peso real (sete toneladas). O ladrão de ovos é também um exemplar muito interessante.
A exposição está muito bem montada, a descrição de cada um dos exemplares é suficiente para quem a visita e apresenta exemplos dos vários tipos de alimentação (carne, peixe, ervas).
Existem também modelos de pegadas, dentes, unhas, olhos. Numa mesa circular com gavetas que dão a ver determinados componentes dos modelos expostos, é lançado ao visitante o repto de descobrir a localização do que se mostra. Os jovens não passam sem abrir todas as gavetas e reparar com muita atenção para a real localização de cada uma das peças mostradas.
A meia hora de Lisboa, pela ponte Vasco da Gama, merece uma visita que não se limita a esta exposição mas a uma zona do país que merece também ser visitada.

Sem comentários: