terça-feira, dezembro 15, 2009

cecilia bartoli e os castrati - sacrificium



Em Outubro passado foi apresentado o novo CD de Cecilia Bartoli intitulado Sacrificium e que é uma homenagem aos famosos castrati, dezenas de milhares de jovens sacrificados pela castração a perderem algumas características de homem e adquirirem algumas de mulher, especialmente a sua capacidade de fonação que lhes permitia autênticas acrobacias vocais, com características de soprano, mezzo soprano ou contralto.
Parece que a origem dos castrati terá estado na Igreja, para se obterem vozes com características únicas para enquadrarem os coros das igrejas. A beleza vocal era tal que o movimento se alargou às cortes e aos grandes teatros. Parece provado que os primeiros castrati terão aparecido ainda no século XV e, embora em 1870 a Itália tenha proibido tal prática, ainda há notícias de alguns no início do século XX. Em Itália o movimento teve um grande desenvolvimento, especialmente na região de Nápoles. Era frequente haver nas barbearias cartazes dizendo «Qui si castrano ragazzi», o que não nos espanta se nos lembrarmos que estávamos em tempos em que a cirurgia era feita por barbeiros cirurgiões.
O mais famoso de todos os castrati foi Carlo Broschi, conhecido como Farinelli (representado ao centro do quadro pintado por Jacopo Amigoni que se representou a si próprio à esquerda de Farinelli, não esquecendo a Igreja e a aristocracia).
Em Portugal também houve castrati, a partir do reinado de D. João V, italianos como Floriano Flori (que chegou a Lisboa em 1719), Giziello, Cafarelli ou Carlo Reina e portugueses oriundos de várias regiões do país, mas que nunca terão tido grande notoriedade.
Deliciem-se com a magnífica voz de Cecilia Bartoli, cantando a ária «Cadró, ma qual si mira» de Francesco Araia, acompanhada pelo «Il Giardino Armonico» e ainda em uma curta mostra do Concerto em Caserta.



1 comentário:

msg disse...

Muito boa tarde,CARO DOUTOR

Em primeiro lugar,os meus agradecimentos pelo que fiquei a saber através da leitura do seu informativo texto.
A que extremos se pode chegar.
"Pobres" castrati. A quanto obriga,pelo menos,a necessidade.
Pode ser que,um dia, seja uma maneira de contrariar o assustador acréscimo da população. Onde é que se irá arranjar comida para tanta gente,e matéria prima para tanto biocombustível,etanol e biodiesel?
A homossexualidade dá uma ajuda. Pode ser,até,que ela figure na Evolução.Quem sabe?

Renovando os meus agradecimentos,
tenha muito boa saúde,CARO DOUTOR.