terça-feira, janeiro 05, 2010

a vitória da luz

por favor, amplie a fotografia

Estava longe de pensar que o meu primeiro post de 2010 viria a ser este, uma vez que não tem qualquer relação directa com o mudar de ano, com as festas que passaram ou com a que ainda se celebra amanhã.
Mas a vida é assim mesmo, inesperada, sobretudo quando para além dela depende de seres inesperados como nós, os que a vivemos.
Dito isto, explico-me - estava calmamente vendo fotografias magníficas editadas como as melhores do ano, quando me deparei diante desta curiosa e estranha fotografia de Bernat Armangue que nos mostra uma magnífica 'instalação' do grupo Skertzò em 7 de Outubro de 2008, que consistiu na projecção de imagens de estantes repletas de livros nas paredes da Torre de David, na parte histórica de Jerusalém.
Lembrei-me então que há escassas 3 semanas estreou em Lisboa o novo filme do cineasta espanhol (nascido no Chile) Alejandro Amenábar, chamado Ágora e que nos faz viajar até ao Egipto do século IV DC, sob domínio romano, onde se viviam violentos confrontos religiosos e sociais por toda a região e particularmente em Alexandria que com a sua célebre Biblioteca, representava um polo cultural único. Depois é a história de Hypatia, matemática e astrónoma, ajudada por Orestes e Davos e a luta pela ciência, o desenvolvimento e a salvação da biblioteca que acaba por ser destruída.
E, de repente, este encontro pareceu-me uma parábola. Porquê, hoje, chegaram a mim esta imagem e esta lembrança? Talvez para que a contasse e esperasse que este ano fosse de luz. Que ao obscurantismo de quem incendeia bibliotecas se oponha a luz da cultura e da ciência.
Esta fotografia é por si um sinal. Dos livros, a representação através da luz projectada no escuro.
Que em 2010 a luz vença. Mesmo que seja a que dizem estar ao fim do túnel.

3 comentários:

msg disse...

Muito boa noite

Faço meu,o seu apelo,CARO DOUTOR. Que a luz vença,uma luz única,uma luz branca,o encontro de todas as cores.
Quanto à célebre biblioteca de
Alexandria,ela parece ter sido bem sustituída pela Bibliotheca
Alexandrina. Como deve saber,nela figura uma obra sua,em dois volumes-História da medicina miitar portuguesa,de 2004.

Muito boa saúde,e os meus agradecimentos pelas informações.

msg disse...

Muito boa noite

Faço meu,o seu apelo,CARO DOUTOR. Que a luz vença,uma luz única,uma luz branca,o encontro de todas as cores.
Quanto à célebre biblioteca de
Alexandria,ela parece ter sido bem substituída pela Bibliotheca
Alexandrina. Como deve saber,nela figura uma obra sua,em dois volumes-História da medicina militar portuguesa,de 2004.

Muito boa saúde,e os meus agradecimentos pelas informações.

msg disse...

CARO DOUTOR

Mais uma vez. Esta minha ignorância
e estes meus olhos. Quis emendar e repeti os erros.
É substituir e militar,e não o que saiu. As minhas muitas desculpas.