quinta-feira, junho 02, 2011

politiquinha

Tem sucedido com alguma frequência deparar-me com textos escritos e assinados por cronistas com quem estou em desacordo, normalmente, mas que uma vez ou outra me surpreendem pela lucidez de chamarem os bois pelos nomes e defenderem opiniões ao arrepio da massa pouco crítica que pensa exactamente o contrário do que eles escreveram. Porque considero esses casos excepções em relação àquilo que normalmente defendem, poderia quase abusivamente chamar-lhes cronistas bissextos, como chamava Manuel Bandeira aos escritores que poucas vezes ou uma só vez tinham escrito algo que fazia deles, realmente, escritores.
Vem isto a propósito da crónica de Henrique Raposo no Expresso de 28 de Maio passado que intitulou politiquinha. Embora a maior parte das vezes discorde das suas opiniões, não deixo, contudo, de ser seu habitual leitor. E, como sempre, seja com quem for, seja sobre o que for, ou gosto ou não gosto. Não sou propriamente de clubes, mas de quem me parece ter razão e fazer bem o que faz. São estas as razões que me levam a deixar aqui essa crónica, pois pode suceder que alguém que a não leu a possa ler agora.


«A culpa não é só dos políticos. A culpa não é só de Sócrates. A culpa também é da elite que filtra o ar mediático. A culpa também é dos Marcelos desta terra. Os Marcelos Rebelos de Sousa têm sido os guardiães do statu quo que nos conduziu à bancarrota. Se Sócrates é culpado pela ação, Marcelo Rebelo de Sousa é culpado pela inação. Porquê? Porque o senhor-professor-doutor-marcelo-rebelo-de-sousa é o máximo representante de uma forma tipicamente portuguesa de estar na política, a saber: o tuga consegue falar de política de forma apolítica. Sim, digo bem, apolítica. Marcelo não defende valores ou causas políticas. E, quando defende, é tão vago e impreciso como a licenciatura domingueira de Sócrates. É por isso que, após décadas de comentários, uma pergunta fica sem resposta: Marcelo acredita em quê? Marcelo representa o quê? Quando fizerem a história desta III República, os historiadores não vão encontrar nada de substancial nos milhões de minutos que Marcelo já gravou. Este homem falou, falou e falou, mas não disse nada, não gravou nada na pedra. Alguém se lembra de uma convicção profunda de Marcelo?
Ora, quem não tem uma visão normativa acaba por reduzir a política à politiquinha dos truques e tricas. E Marcelo é isso mesmo. Marcelo é o homem dos esquemas (ele diz que são "cenários"). É o Gabriel Alves da politiquice, sempre entretido num treco-lareco tático que transforma a política num jogo de futebol, onde só existem erros táticos, e não erros de substância. E o pior é que este vazio marcelista é o espelho da cultura (a)política que domina a pátria. Marcelo é a norma, e não a exceção. Em Portugal, a política é transformada - de forma marcelista - num constante joguinho futeboleiro entre partidos. Há a liga de futebol de Rui Santos e depois há a liga politiqueira de Marcelo Rebelo de Sousa. E, atenção, as semanas políticas são mesmo vistas como jornadas. Cada semana é uma entidade separada da anterior, porque as notas da semana x, ora essa, não podem ser iguais às notas da semana y. O país é assim cortado em 52 pedacinhos sem ligação entre si. Como é óbvio, no meio deste carrossel, os problemas estruturais não são analisados. Alguém se lembra de ver Marcelo a assumir um compromisso claro com um conjunto de reformas para o país? Eu não. Marcelo nunca se comprometeu a fundo com projetos ideológicos e políticos (o que é grave para um pensador. .. político). E, nas poucas vezes em que se distraiu e começou a falar mesmo de política, Marcelo criticou sempre as mudanças "neoliberais", as tais que a troika acabou por impor. Agora, ouvimos muita gente dizer "ai, foi preciso um estrangeiro para colocar os portugueses a falar do que interessa". Pois, o debate sobre as reformas foi sempre bloqueado por Marcelo & Cia. A nossa massa crítica de topo, liderada por Marcelo, quis ser uma mera gestora do pântano situacionista, e desistiu de pensar a mudança. Alguém se recorda de uma convicção profunda de Marcelo?

O prof. Marcelo, preclaro oráculo da nação, não tem as mãos sujas como Sócrates, mas esta crise também tem a sua assinatura. Na última década, o nosso espaço público não discutiu ideias. Discutiu táticas e timings. A culpa disto não é do povo, é dos Marcelos Rebelos de Sousa. Alguém se lembra de uma convicção profunda de Marcelo?»

Sem comentários: