terça-feira, janeiro 03, 2012

pés descalços

Sanjit Roy, mais conhecido como Bunker Roy nasceu em 2 de Agosto de 1945 em Burnpur Bengal, hoje West Bengal, filho de pai engenheiro e de mãe comissária responsável pelos negócios entre a Índia e a Rússia. Estudou nas melhores escolas indianas e após um Mestrado em Língua Inglesa, resolveu dedicar a sua vida aos outros como educador e activista social, fundando em 1972 uma ONG, em Tilonia, a que chamou Barefoot College, a Universidade dos Pés Descalços.
Nesta Universidade já acolheu e preparou mais de 3 milhões de jovens, escolhidos pelas várias comunidades, para aprenderem as mais diferentes tarefas, em condições de grande simplicidade e apenas com uma refeição por dia.
Admirador de Mahatma Gandi e de Mao Zedong foi incluído pela Time 100 de 2010, como uma das 100 personalidades mais influentes no mundo.
Premiado com vários prémios internacionais (,The Arab Gulf Fund for the United Nations (AGFUND) Award, The World Technology Award for Social Entrepreneurship, The Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, The Stockholm Challenge Award for Information Technology, The NASDAQ Stock Market Education Award, The Tyler Prize, The St Andrews Prize for the Environment) recusou o que a Fundação Aga Kan lhe tinha atribuído, por discordar de alguns procedimentos daquela Fundação. Ninguém melhor do que ele vos pode dar uma imagem real da sua vida e da sua paixão e actividade social. Por aqui vos deixo as suas palavras proferidas durante uma conferência TED em Julho de 2011, em Edinburgo que, pela sua extensão, está dividida em duas partes. Vale a pena ouvi-lo. E atentem na citação final de Mahatma Gandi
- «Primeiro eles ignoram-te; depois riem-se de ti; depois combatem-te e, finalmente, tu vences».





(Informação recolhida na Wikipedia)

Sem comentários: