sábado, dezembro 13, 2014

recordando coimbra

Morreu Fernando Machado Soares (1930-2014), autor da Balada da Despedida que escreveu para o Curso Médico !952/58 e foi cantada pela primeira vez, no Teatro Avenida, na nossa Récita, pelo nosso colega de curso, Sutil Roque. Durante a nossa viagem de curso, coube-me a mim cantar a parte solo, ou porque tinha mais lata ou porque a voz dos outros ainda era pior que a minha. A Balada acompanhou-nos sempre - em Paris, em Berna, em Nápoles, em Veneza, naquela longas semanas de festejo europeu. Mas Fernando Machado Soares foi também um dos protagonistas naquela que eu considero a minha melhor noite de Coimbra, em que a noite se estendeu pela cidade e um grupo de nós subiu da Baixa à alta horas e horas acompanhados por um inesperado despique entre Machado Soares e Zeca Afonso, Cantando um e logo depois o outro, num combate para a maioria surpreendente, mas onde se adivinhava um eventual acerto de contas, com saias pelo meio. Inesquecível noite, essa. Hoje, já partidos os dois, recordei-me disso e passei longo tempo a ouvi-los, como ambos mereciam.
 
 

Sem comentários: