quinta-feira, maio 29, 2008

o quarteto de cordas da orquestra clássica do centro


No passado dia 18 de Maio tive oportunidade de assistir no Centro Cirúrgico de Coimbra a um magnífico concerto executado pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro. Para mim (e penso que para todos os colegas e familiares que assistiram e que não vivem em Coimbra), foi uma autêntica surpresa a qualidade superior de interpretação que o Quarteto demonstrou. Posso dizer que fiquei empolgado com a interpretação dos 4 andamentos de «América» de Dvorak e que, à medida que ia tendo um prazer crescente, me perguntava a razão porque o Quarteto me era desconhecido até então. A sua qualidade não deve limitar-se à Região Centro e é forçoso que o resto do País os conheça.
Só depois de os ter escutado soube um pouco da sua História. A Orquestra Clássica do Centro nasceu em 2001 com o nome de Orquestra de Câmara de Coimbra e em 2004 adoptou o nome que agora tem. Vive de alguns apoios e mecenato e é dirigida desde a sua fundação pelo Maestro Virgílio Caseiro.
O concertino é Vladimir Omeltchenko, nascido em 1964, em Ekaterinburg-Rússia. Iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade. Pertence à Escola Russa de Violino, onde foi sempre acompanhado pelo Prof. Leo Mirtchin (aluno do Professor Leopold Auer – Fundador da Escola de Violino).
Foi ele que teve a feliz ideia de constituir este Quarteto, sendo nele uma peça indispensável. Embora possa dizer que o Quarteto funciona por igual, não deixa de ser verdade também, (e o que vou afirmar agora pode chocar com a frase que antecede), que é inevitável fazer um destaque para este magnífico concertino e para a excelente violoncelista que suporta e dialoga com os violinos.

Enfim, fiquei espantado e rendido à superior qualidade deste Quarteto. Só desejo que os mecenas sejam muitos. A Orquestra precisa e merece crescer e ter mais que os 32 músicos actuais.
Até hoje têm ensaiado em instalações provisórias, mas tudo indica que irão passar a ter uma sede própria que será o espaço emblemático que representou Portugal na Expo 2000, em Hannover, da autoria dos arquitectos Souto Moura e Álvaro Siza Vieira, a colocar no Parque da Cidade de Coimbra.

A todos que me leiam recomendo este Quarteto e a Orquestra em que se integram.

Sem comentários: