domingo, maio 25, 2008

lembrando bartolomeu cid dos santos


Só hoje soube da sua morte ao ver a sua fotografia e ler o habitual In Memoriam, de José Cutileiro. Conheci-o há muitos anos na Livraria 111, do meu amigo Manuel Brito, muito antes de este ter embarcado na magnífica aventura que foi criar a Galeria 111 e de ele próprio se tornar o melhor e mais prestigiado «marchand» de arte deste país. Nesse tempo havia um embrião da futura galeria, na cave mal amanhada da Livraria. Aí se fizeram algumas exposições e se constituiu um grupo de Amigos da 111, que pagávamos uma cota depósito para aquisição futura de obras de arte. No fim de cada ano era editada uma gravura especialmente para estes Amigos e era sorteado um prémio cujo valor se destinava a adquirir arte.
Bartolomeu dos Santos foi o autor da primeira destas gravuras, que chamou «Bispo do Mar» que conservo com muito orgulho. Ao longo dos anos adquiri várias gravuras de Bartolomeu dos Santos e olho-as hoje com o mesmo amor com que as olhei então.
Sempre admirei Bartolomeu dos Santos, como sempre admirei seu pai, o Prof. Cid dos Santos, com quem colaborei algumas vezes na antiga Casa de Saúde das Amoreiras e que ouvi algumas vezes em sua casa tocar apaixonadamente o seu piano; admirei também seu avô, Prof. Reynaldo dos Santos, de quem escrevi uma biografia para o site «Vidas Lusófonas».


Para quem queira conhecer melhor Bartolomeu dos Santos aconselho a leitura do citado In Memoriam, de José Cutileiro no Expresso de 24 de Maio de 2008.
Para aqueles que queiram uma biografia mais impessoal, transcrevo algumas notas biográficas retiradas de alguns catálogos das suas exposições -

Nasceu em 1931. Estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa 1950-56
Slade School of Fine Art 1956-58 com Anthony Gross.
De 1961 a 1996 ensinou no Departamento de Gravura da Slade School.
É Emeritus Professor in Fine Art da Universidade de Londres e Fellow do University College London.
É membro da Royal Society of Painter Printmakers.
Foi artista visitante em numerosas escolas de Belas Artes na Grã Bretanha. No estrangeiro foi professor visitante da Universidade de Wisconsin, em Madison (1969 e 1980), na Konstkollan Umea, Suécia (1977 e 1978), no National College of Art em Lahore, Paquistão (1986 e 1987) e na Academia de Artes Visuais de Macau em numerosas ocasiões. Realizou numerosas exposições individuais e colectivas na Europa, Américas e Extremo Oriente.
Alguns Museus em que está representado -
British Museum, Londres
Victoria & Albert Museum, Londres
Ashmolean Museum, Oxford
Fytzwilliam Museum, Cambridge
Glasgow Art Gallery
Ulster Museum, Belfast
Southampton Art Gallery
National Museum of Wales
Bodlrian Library, Oxford
South London Art Gallery, Londres
Bibliothèque Nationale, Paris
Bibliothèque Royale, Bruxelas
Museum of Modern Art, New York
Museum of Fine Arts, Boston
Museu do Chiado, Lisboa
Fundação Gulbenkian, Lisboa
University of Pensylvania, Museum
Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro
Caixa Geral de Depósitos, Lisboa







Peço desculpa pela má qualidade das fotografias

1 comentário:

Tatiana Marisco disse...

Caro CVR: Boa noite!
Gostaria de entrar em contato consigo a propósito de Bartolomeu Cid dos Santos: tenho uma coleção composta por 25 gravuras desse artista.
Tendo interesse, gentileza encaminhar seus contatos para meu e-mail pessoal tatiana.marisco@gmail.com

Att, Tatiana Marisco