terça-feira, julho 19, 2011

o que há de escandaloso no escândalo


Ce qu'il y a de scandaleux dans le scandale, c'est qu'on s'y habitue.
[Simone de Beauvoir]

Não sei porque razão (ou sei-o bem demais) me veio hoje à cabeça esta afirmação de Simone de Beauvoir, feita há mais de 60 anos. Estas palavras e esta ideia nasceram no tempo em que ela preparava e escrevia a sua magnífica obra «Le Deuxième Sexe», livro que se tornou uma referência mundial do movimento feminista, onde analisou as desigualdades entre os dois sexos, no que se referia a consideração social, direitos de trabalho, liberdades (assim mesmo, no plural). O homem, cabeça do casal, chefe do clã, a mulher escrava do lar, do marido e dos filhos. Não sabia e continuo sem o saber, porque aparentemente não havia qualquer link (deixem-me usar esta palavra porque exprime melhor que qualquer outra o que agora queria dizer) a esta época, a este tema, a esta escritora. Pelo menos era o que eu pensava antes, tenho continuado a pensar enquanto venho alinhando estas palavras e, não fosse esta estranha sensação que comecei a sentir, ainda agora sentiria.
Mas, falando verdade - em tempo e tema, começo a sentir que no fundo, bem lá no fundo do registo mnésico que ainda vou tendo, estas lembranças se quiseram associar a outras actuais, aparentemente não relacionadas, mas cada vez mais inequivocamente ligadas.
E, pouco a pouco , comecei a reparar que esta associação se faz não a problemas de sexo, seja ele primeiro ou segundo ou terceiro, mas a temas que se prendem mais com a palavra escândalo, seja qual for a sua origem ou o justificativo do nome. Poderia pensar-se, dada a actualidade do tema, que me refiro a escândalo sexual, grau 1 do link que se estabeleceu. De facto, um escândalo sexual aparentemente semelhante a umas centenas ou milhares deles que se praticam diariamente, tomou proporções globais, planetárias, por nele estar envolvido alguém que exercia uma posição chave a nível político e económico mundial – DSK, o senhor FMI, abusou de alguém, tratando-a como segundo sexo, como ser descartável, objecto de prazer ocasional, aparentemente de forma não consentida. Poderei dizer que se tratou de um verdadeiro escândalo e escandaloso. Poderei dizer ainda que se tratou de uma relação de poder (e imenso) sobre quem não tinha nenhum. O facto de este escândalo se ter passado nos EUA e, ainda por cima em Nova Iorque, veio criar-nos a ilusão de que, afinal, o poder tem limites, os fracos e oprimidos têm voz e força e, para que não restassem dúvidas todo o mundo assistiu às imagens filmadas e insistentemente repetidas do senhor DSK sair algemado do avião onde supostamente iria a fugir e conduzido pela polícia para o tribunal e para a prisão, sem direito a caução, mesmo que milionária.
Foi isso que todos vimos, ouvimos e lemos – e como no poema e na canção, não podemos ignorar.
Só que o mundo não pára, o tempo também não e os poderes políticos e económicos, muito menos.
Por isso, com a rapidez do poder, assistimos a um filme com vários cenários e vários realizadores, que nos mostraram o nascimento e fim de uma cabala política por causa económica, em que o predador passa a vítima indefesa daqueles a quem ele iria prejudicar na sua pretensa campanha de justiceiro económico.
Outro realizador e outro cenário centrava a acção num golpe político da direita francesa contra o presumido candidato de esquerda â presidência da França.
Outros ainda vieram mostrar e, parece, que até demonstrar que a vítima sexual tinha pouco de vítima e muito de golpista e especuladora e chantagista e, crime dos crimes, ainda por cima era negra e de um país quase inexistente, por desconhecido, que se chama Guiné Equatorial. E, atenção, e, parece haver registo telefónico de uma conversa da vítima com o seu namorado preso numa prisão de alta segurança, em que ambos discutem sobre o lucro que poderão obter com a denúncia da suposta violação.
Embora se aguarde ainda o final destes filmes ou de um novo que anunciará, por certo - eis aqui a verdadeira verdade (!) - já assistimos ao pagamento de uma caução multimilionária, dita anteriormente não permitida, ao tirar das algemas e sua exibição pública e à saída do predador em liberdade, com termo de residência e sem passaporte. Mas com o dinheiro da caução de volta ao seu bolso e , mais do que tudo, vimos e ouvimos o procurador público a correr toda a escala da linguagem acusatória, até ao canto dúbio da surpresa de a prova acusatória passar a frágil e a admitir que vai ser difícil manter a acusação.
O predador, a mulher, a quase totalidade da esquerda francesa embandeira em arco com a possibilidade eventual de poder manter o seu candidato presidencial, enquanto a direita fica preocupada e resolve avançar um peão no tabuleiro deste combate de galos, que sete ou oito anos depois vem acusar o dito DSK de tentativa de violação…
É evidente que este romance não é para rir e só pode ser para chorar.
Mas será que alguém ainda chora com este escândalo?
Será que Simone de Beauvoir tinha razão quando pensou e escreveu o que está na epígrafe? Será que já todos nos habituámos ao escândalo, por mais escandaloso que seja?
Penso que sim, que ela teve razão quando escreveu que o que é escandaloso no escândalo é nós habituarmo-nos a ele. Só pode ser isso. Se assim não fosse, como aceitarmos de uma forma amorfa, quase indiferente, que os escândalos estoirem regularmente por todo o lado, envolvendo pessoas supostamente respeitáveis até aí, que nalguns casos continuemos a considerá-los assim mesmo depois de tomarmos conhecimento dos seus escândalos, a que já nem sequer chamamos assim, mas simplesmente apelidamos de notícias.
Como continuarmos mudos e quedos ao assistirmos aos BPN (está certo ter escrito «aos», pois eles são muitos e com vários graus de responsabilidade, de fraude e de lucro), aos BPP, às EP tornadas coutadas de filhos dos respeitáveis, cobrindo com esses actos magnânimos os seus próprios abusos pessoais de se atribuírem ordenados, benesses, mordomias, imorais e afrontosas para todos aqueles que vêem o seu trabalho ser pago nos valores mínimos.
Como ficar mudo e quedo perante tanta hipocrisia política daqueles que hoje apontam uma solução e um caminho para a crise que é exactamente o contrário do que eles próprios fizeram e seguiram quando deram o seu contributo para que ela mais tarde aparecesse.
Como ficar mudo e quedo quando assistimos a desmandos vários, a baixas irregulares, a subsídios de desemprego dados a quem está a trabalhar noutro local ou recusa emprego, a reformas de políticos com regras muito próprias, a milhares de processos pendentes por parte de uma classe que sendo poder independente exige sindicatos próprios, a um número não esclarecido de chicos espertos que se vangloriam de não pagar impostos e ainda são por vezes felicitados pelas suas «habilidades», como ficar mudo e ainda vibrar com algumas das suas vitórias, cós as irregularidades desportivas, os gastos e ordenados sumptuosos, os gastos vergonhosos com programas de televisão que nada fazem pela educação dos portugueses, mas antes pelos seus defeitos e vícios.
Só pode ser isso. Ou então estamos todos anestesiados. Mergulhados em escândalos e nada nos toca. Tens razão, Simone – habituámo-nos.

4 comentários:

Guilherme disse...

Obrigado por tudo que me tem dado a ler e a ver neste seu blog, Dr. Carlos Vieira Reis.
De um natural do Pombalinho lá nascido há 81 anos.

Guilherme Afonso

cvr disse...

Eu é que lhe agradeço a paciência de me ler e comentar.
CVR

artur disse...

Sr. Dr. Carlos Reis,

Foi através do meu amigo Guilherme que tive conhecimento deste seu blogue; gostei do que li e quero também felicitá-lo.
Um abraço "netiano".
Artur Caldas

artur disse...

Sr. Dr. Carlos Reis,

Foi através do meu amigo Guilherme que tive conhecimento deste seu blogue. Gostei do que tenho lido
e permite que o felicite.
Aquele abraço "bloguista".

Artur.